sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

White Noise - An Electric Storm - 1969

White Noise -  An Electric Storm - 1969

Um dos grupos pioneiros da eletrônica , contemporâneos dos também, lendários Silver Apples , o White Noise foi uma criação de  Delia Derbyshire, Brian Hodgson (um famoso compositor e sonoplasta que trabalhava na BBC) e David Vorhaus, que estudou eletrônica e contra baixo erudito. “An Electric Storm” , de1969, é o primeiro e único verdadeiro disco do grupo. Ao ouvir as demos  ‘Firebird’ e a deliciosa psiscoedelia sinfônica de ‘Love Without Sound’  o dono da gravadora Island:, Chris Blackwell, resolveu financiar o disco da banda, sendo assim o trio criou seu próprio estúdio chamado: Kaleidophon. Com este estúdio na mão partiram para criar uma musica cheia de colagens, experimentações  e detalhes sonoros sutis,  um trabalho unico para época.
A  já lendária  Delia Derbyshire (já famosa compositora de música eletrônica) havia estabelecido o padrão para a pop eletrônico, com sua gravação seminal do tema original de  Doctor Who( uma famosa  série da TV britânica,dos anos 60, sobre ficção científica), e eles utilizaram as mesmas técnicas para o grupo. A banda ainda criou seu própria mesa de mixagem e um sistema de gravação próprio adaptando seis gravadores Revox, criando assim, seu próprio sistema de multi pistas  .
O som do grupo é fascinante e extramanente atual, capaz de parecer gravações tão contemporâneas  como de um grupo estilo: Stereolab. De fato a lista de músicos  que citam este disco como uma grande influencia é enorme, só para citar alguns: Aphex Twin, Orb, Julian Cope;,Cocteau Twins e  Brian Eno.) O maciço reprocessamento de percussão e outros sons contribui para uma sensação arrepiante ao ouvirmos  certas passagens;  é justo dizer que o que se ouve neste  álbum parece ser o antecedente de muito do que viria a seguir na música eletrônica industrial décadas mais tarde, tanto na Inglaterra como  em outros lugares. E, no entanto, este álbum é um reflexo  do seu tempo, da mesma forma que "The Velvet Underground & Nico" ou "The Piper at the Gates of Dawn " do Pink Floyd são sonoridades e sensações típicas de uma época. Fica impossível de se imaginar , hoje me dia,  uma grande gravadora financiando este tipo de expressão artística incrível essa atitude foi típica do final da década de 1960. Se você quiser ouvir os sons que começou a revolução da música eletrônica, e ouvir o que o inspirou Eno (" Here Come o Warm Jets "), Tangerine Dream (" Phaedra ") e Kraftwerk (" Trans Europa Express "), entre outros, conheça imediatamente o White Noise.


Pais: Inglaterra
Gravadora:Island
Número de Faixas: 07


Nenhum comentário: